VoiceInteraction disponibiliza um Agente Virtual para responder a perguntas sobre o Panteão Nacional no âmbito da exposição “Obras de Santa Engrácia”.

Foi inaugurada no dia 24 de Junho de 2010 a Exposição “Obras de Santa Engrácia” no Panteão Nacional, que além dos elementos da exposição apresenta uma componente multimédia. Para essa componente a VoiceInteraction, em colaboração com o L2F/INESC-ID, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a equipa do Panteão Nacional no âmbito da coordenação geral da exposição, desenvolveu um conceito de Agente Virtual, neste caso a Maria. Com este Agente pretende-se desenvolver uma personagem com identidade própria, nome, idade, família e características específicas, além do conhecimento dos assuntos de um domínio temático, neste caso a história associada ao Panteão Nacional.

Este conceito de Agente inclui sistemas de reconhecimento e síntese de fala, animação facial 3D e um sistema de processamento de língua natural, que interpreta as perguntas dos utilizadores, acede à base de conhecimentos representativa do domínio e gera uma resposta automática para a pergunta.

A VoiceInteraction tem trabalhado nestes sistemas numa linha de desenvolvimento que começou pelos sistemas interactivos para fala telefónica, principalmente aplicados em contact-centers, se extendeu à web com a criação de um WebAssistant, que também responde a perguntas, e que, no âmbito dos quiosques interactivos, alarga a oferta da VoiceInteraction para além dos centros comerciais e banca.

No âmbito da exposição no Panteão este sistema partilha a área multimédia com um jogo interactivo 3D que utiliza várias tecnologias, nas quais se incluem a animação facial 3D e síntese de fala com sincronismo labial, em conjunto com conteúdos culturais.

Estes sistemas multimédia fazem parte de uma aposta no desenvolvimento de plataformas lúdicas, dirigidas a um público jovem, com um objectivo claro de divulgação de conteúdos culturais.

 

Imagem do quiosque