Soluções de Closed Captioning Automático na IBC
Como já vem sendo hábito nesta altura do ano, a VoiceInteraction apresenta os mais recentes desenvolvimentos das suas soluções de legendagem automática, gravação legal e monitoramento de mídia na International Broadcasting Convention (IBC), a decorrer em Amsterdão de 11 a 15 de Setembro de 2015.
A VoiceInteraction estará no stand H18 do Pavilhão 14 à espera da sua visita.
Porque Devemos Legendar os Conteúdos
O desenvolvimento das sociedades tem levado a uma consciencialização crescente das mesmas para a necessidade de garantir condições de igualdade no acesso à informação e conhecimento a todos os indivíduos. É neste contexto que as cadeias de televisão, bem como outros produtores de media, se deparam, cada vez mais, com requisitos legais que obrigam à disponibilização dos conteúdos recorrendo a métodos de comunicação alternativa, como por exemplo a linguagem gestual e a legendagem. O facto de a legendagem se ter tornado útil para um conjunto mais alargado de utilizadores e situações – e.g. as legendas têm sido usadas por falantes não nativos de modo a compreenderem melhor os programas e a aprenderem a língua; a legendagem permite também seguir as emissões de TV em locais públicos, ou muito ruidosos (centros comerciais), ou onde é imperioso manter o silêncio (hospitais) –, fez despertar, nas emissoras de Televisão, um grau adicional de interesse por este mecanismo de descrição de conteúdos. Legendar manualmente um programa de televisão é, no entanto, uma tarefa demorada e/ou que requer uma quantidade considerável de recursos humanos qualificados. Esse motivo levou a comunidade, há mais de uma década, a empreender um longo processo de investigação e desenvolvimento de métodos automáticos capazes de produzir resultados de qualidade semelhante a preços bastante mais acessíveis. Antes do surgimento de ferramentas completamente automáticas capazes de satisfazer estes requisitos, um método semi-automático, conhecido como re-speaking, no qual um profissional especialmente treinado para a tarefa (re-speaker) vai ditando o que ouve (literalmente ou uma versão resumida) para um sistema de reconhecimento automático de voz, especialmente adaptado às características da sua voz, foi amplamente usado na legendagem de programas em direto, por ser a menos exigente do ponto de vista da qualificação dos recursos humanos e a mais eficiente na utilização dos mesmos.
Produção Automática de Closed Captions
A VoiceInteraction – Tecnologias de Processamento da Fala, S.A. foi pioneira na aplicação da tecnologia de reconhecimento de voz independente do orador na legendagem automática de programas de televisão em direto com o desenvolvimento e disponibilização do AUDIMUS.MEDIA – um sistema de produção de legendas completamente automático que, para além de transcrever o que é dito a cada momento, detecta transições de oradores de modo a não apresentar na mesma legenda palavras produzidas por pessoas diferentes. Este sistema explora as capacidades da tecnologia de reconhecimento de voz da VoiceInteraction para transcrever conteúdos em tempo real, com modelos independentes do orador e vocabulários de grande dimensão.
Razões para visitar o nosso stand na IBC
A VoiceInteraction irá apresentar na IBC as versões mais recentes do AUDIMUS.MEDIA – resultante da adopção de técnicas de Deep-learning de modo a melhorar a performance dos modelos acústicos derivados dos, cada vez maiores, repositórios de fala – e do Media Monitoring System (uma solução de gravação, armazenamento e acesso de vídeo combinado com ferramentas automáticas de transcrição, segmentação e indexação de programas de TV) dedicando especial atenção à variante Broadcast Edition, criada para dar resposta a problemas específicos dos broadcasters, como, por exemplo, a gravação legal da emissão — com funcionalidades de cálculo e registo das curvas de loudness — e a visualização simultânea de programas de vários canais, assim como da evolução temporal das respectivas audiências (análise competitiva da concorrência).
Para além de assistir às nossas demonstrações, os visitantes do nosso stand terão a oportunidade de conhecer de forma mais aprofundada uma vasta gama de soluções de processamento de fala com provas dadas no mercado, como Sistemas de Transcrição de Reuniões, Sessões de Assembleias Municipais e do Parlamento, Julgamentos ou ainda de Relatórios Médicos; Sistemas de Síntese e Reconhecimento de voz para IVR e Call Centers; ou ainda, Agentes Conversacionais para aplicações multimodais. Ficamos à espera da sua visita ao nosso stand (H18, Hall 14). Caso pretenda obter informações sobre algum tópico mais específico, pode agendar já uma reunião com o Prof. João Neto, CEO da VoiceInteraction, enviando um mail para ibc2015@voiceinteraction.tv.
Sobre a IBC
A IBC é um evento anual, onde mais de 1500 empresas apresentam as suas mais recentes propostas tecnológicas para os mercados dos Media e Entretenimento. A IBC 2015 terá lugar no RAI Exhibition and Convention Centre de Amsterdão, de 11 a 15 de Setembro de 2015.
Sobre a VoiceInteraction Brasil
A VoiceInteraction é uma PME de base tecnológica que desenvolve tecnologia – fundamental e aplicada – na área do processamento da voz e foi constituída em 2008 como spin-off do Laboratório de Língua Falada (L2F) do INESC-ID Lisboa. A VoiceInteraction acredita que a fala será, num futuro cada vez mais próximo, a interface privilegiada no acesso às tecnologias de informação e pretende, assim, ser uma entidade de referência nessa área. Sobre uma base sólida de P&D, a empresa está a operar no mercado global com sistemas de síntese e transcrição de voz – em tempo real – e sistemas de monitorização automática de conteúdos noticiosos e spots publicitários. Criada em 2013, a VoiceInteraction Brasil tem vindo a cimentar a sua posição no mercado brasileiro, tanto na área do Monitoramento dos Mídia, como na da Legendagem Automática, ao mesmo tempo que começa a operar em mercados de língua espanhola da América do Sul.